Uma reflexão sobre as últimas palavras de Jesus na cruz

Informativo de Março a Julho de 2023

7/14/202312 min read

cross stand under purple and blue sky
cross stand under purple and blue sky

Nos últimos meses, tenho sido tremendamente desafiada à medida que passo por um período de grandes dificuldades. Às vezes, pode ser difícil compreender por que a vida é tão turbulenta. Eu aprendi a não reclamar ou comparar minha vida com a dos outros. Como diz a expressão: "A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca". Entretanto, há momentos em que chego a pensar que não vou dar conta, como se não tivesse forças ou vontade para continuar. Nesses momentos sombrios, eu me apego à minha fé e reúno todas as forças que me restam para clamar a Deus.

Em um desses momentos em que eu não tinha forças para orar ou palavras para me expressar, decidi meditar e orar as palavras que Jesus disse quando estava na cruz.

Essas são as sete declarações de Jesus na cruz:

  1. A Deus: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

  2. Ao "bom ladrão": "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43).

  3. A Maria, sua mãe: "Querida , aqui está seu filho!" e a João: "Aqui está sua mãe!" (João 19:26-27)

  4. A Deus: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46)

  5. A todos: "Tenho sede" (João 19:28)

  6. Para o mundo: "Está consumado!" (João 19:30)

  7. A Deus: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lucas 23:46)

Ao refletir sobre essas palavras, percebi que Jesus poderia ter dito muito mais. Ele estava em uma situação horrível, sofrendo injustamente, na miséria e no tormento, e era razoável que ele desabafasse um pouco, não é mesmo? Não é isso que dizemos a nós mesmos quando as coisas estão difíceis e não temos vontade de louvar

Normalmente, a dor não traz à tona o que há de melhor em nós. Geralmente, quando as coisas ficam difíceis, dizemos coisas das quais nos arrependemos mais tarde. As palavras que Jesus proferiu na cruz mostram a majestade e a benevolência de seu caráter. No entanto, o que ele não disse na cruz transmite uma mensagem eloquente para aqueles que vivem em uma cultura de reclamações. Estas são sete coisas que Jesus nunca disse.

Eu odeio isso!

Coisas que Jesus nunca disse na cruz

1. Eo odeio isso !

Ninguém ouviu Jesus reclamar da injustiça da situação. Ele não estava amargurado por causa de sua condição. Apenas uma das sete últimas declarações que fez foi para aliviar sua dor: "Tenho sede" (João 19:28). Sua principal preocupação era o bem-estar dos outros. Ele se certificou de que João cuidaria de sua mãe: " aqui está seu filho .... Sua mãe está aqui".

Não é preciso muito para nos sentirmos em desvantagem na vida. Quando as coisas dão errado, é fácil reclamar e se nos concentramos em nós mesmos. Mas vamos manter nossos olhos fixos em Jesus, que declarou: "Quero a tua vontade, e não a minha" (Lucas 22:42). Devemos buscar em Cristo a capacidade para estarmos atentos às necessidades dos outros, mesmo em meio à nossa dor.

2. Não tô afim de papo!

Apesar de sua dor, Jesus falou com o ladrão que estava morrendo ao seu lado. Ele estava atento e ciente às necessidades espirituais daquele homem. Quando ele disse a Jesus: "Lembre-se de mim" (Lucas 23:42), Jesus respondeu: "Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso" (Lucas 23:43)

Quando foi a última vez que você desabafou com um amigo sobre como o seu péssimo dia ? Eu sei que precisamos desabafar quando estamos magoados, mas geralmente a conversa gira em torno de nós mesmos. Quando estamos sofrendo, é um desafio estar presente, pois nossos problemas são tão evidentes. Eles exigem toda a nossa atenção. Vamos seguir o exemplo de Jesus e não deixar as oportunidades de servir aos outros passarem, mesmo quando nos sentindo sobrecarregados.

grayscale photo of woman doing silent hand sign
grayscale photo of woman doing silent hand sign

3. Você vai se arrepender!

Jesus tinha todo o direito de ficar com raiva e repreender os que o acusavam. No entanto, vemos o perfeito amor e o perdão no Calvário. Vemos Jesus demonstrando o que significa amar nossos inimigos. A ironia é que na cruz Jesus carregou a ira de Deus pelos nossos pecados. E, enquanto condenado, Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que estão fazendo (Lucas 23:34). Isso é amor!

Quando sofremos abuso, nossa reação inicial geralmente não é de compaixão e perdão. Somos propensos a fazer comentários rudes. Permita que Jesus lhe ensine como abençoar em meio ao sofrimento.

4. Eu mereço mais que isso!

Jesus nunca usou de artifícios ou fez joguinhos para ganhar o respeito e a admiração das pessoas. Na cruz, a única coisa que revelou sua identidade foi uma placa que proclamava com escárnio: "Jesus... Rei dos Judeus" (João 19:19). Ninguém merece mais respeito do que Jesus. Mas Jesus não o exigiu. Quando as pessoas o ofenderam, ele não se defendeu. Jesus não usou seu poder para convocar uma hoste de anjos para ajudá-lo. Ele permitiu que os outros observassem suas ações e formassem suas próprias opiniões sobre a identidade dele, assim como o centurião que testemunhou a crucificação e concluiu: "Este homem é o Filho de Deus" (Marcos 15:39).

Temos a tendência de ficar na defensiva quando não somos apreciados. Preocupamo-nos demais com nossos direitos e com o fato de não merecermos isso ou aquilo. Jesus não está nos ensinando a sermos capachos. Ele está nos ensinando que não precisamos lutar por nossa reputação. Deus é o nosso defensor. Ele agirá em nosso favor quando escolhemos não nos defender e entregamos a questão nas mãos de Deus.

5. Tá tudo ótimo!

Louvado seja Deus! Louvado seja Deus! Não ouvimos essas palavras quando Jesus estava na cruz. Jesus não sentiu pena de si mesmo e nem colocou um sorriso falso na cara, como alguns de nós fazemos quando vamos à igreja. O clamor de agonia de Jesus foi direto ao Pai: "Eli, Eli, lema sabachthani" "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46).

Não precisamos esconder nosso sofrimento; não precisamos encobri-lo com um sorriso falso. Lamentar ou expressar nossas inquietações a Deus em público é aceitável. Nem sempre devemos pressupor que todos estão bem. Devemos, portanto, dar permissão uns aos outros para expressarmos a nossa dor.

6. É minha culpa!

Nem todo sofrimento é resultado direto do pecado. Certa vez, as pessoas perguntaram a Jesus se um homem tinha nascido cego por causa do pecado. Jesus respondeu: "Nem ele nem seus pais pecaram", "Ele nasceu cego para que nele se manifestassem as obras de Deus". (João 9:3)

Jesus foi para a cruz por uma causa nobre, para salvar o mundo. Ele entendeu sua missão e foi por estar cumprindo seu chamado que sofreu. A Bíblia diz: "De fato, todos os que querem viver uma vida piedosa em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3:12). Precisamos entender o que significa seguir Jesus. Temos um inimigo que está sempre conspirando contra nós. Sim, às vezes nosso sofrimento é resultado direto de escolhas insensatas e, quando esse for o caso, arrependa-se, receba o perdão de Deus e siga em frente! Sua graça lhe dará forças para continuar.

boy in orange crew neck shirt smiling
boy in orange crew neck shirt smiling

7. Eu desisto!

Jesus disse: "Está consumado". Ele inclinou a cabeça e entregou seu Espírito (João 19:30).

Jesus completou a tarefa que o Pai lhe designou. A justiça e a compaixão de Deus uniram-se na cruz. Jesus pôs fim à nossa separação de Deus e agora vive em nossos corações por meio de seu Espírito. Ele nos capacita a amar e abençoar os outros, mesmo quando isso parece impossível.

Siga o exemplo de Jesus! Não desista! Persevere! Vale a pena! Estes nossos sofrimentos e aflições, leves e momentâneos, não durarão muito tempo. Entretanto, este curto tempo de angústia resultará em uma glória eterna sobre nós para todo o sempre! (2 Cor. 4:17 (NBV)

Vivamos cada dia no poder do Espírito, seguindo o exemplo de Cristo, para que, em tudo o que fizermos, venhamos glorificar a Deus.

a penguin on a concrete surface
a penguin on a concrete surface

Portanto, vistam-se de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, vocês possam se manter firmes e, depois de terem feito tudo, permanecer!

Notícias ministeriais:

Meu desejo é que a JOCUM Vancouver tenha um departamento que se concentre na instrução e aplicação da Palavra de Deus. Estamos atualmente no processo de criação desse departamento. Elaborei uma proposta e pretendemos lançar novos projetos muito em breve.

Por que ter um Departamento Bíblico? Porque a Bíblia é a base de tudo o que fazemos! Ter uma base bíblica sólida nos permite servir melhor como missionários, teólogos, pregadores, ministros e outras.

O objetivo do Departamento Bíblico é fornecer ao indivíduo as ferramentas necessárias para navegar com eficácia em sua vida e ministério por meio do estudo da Bíblia, da teologia e de práticas hermenêuticas adequadas. Nosso objetivo é auxiliar no chamado global de erradicação do analfabetismo bíblico e disponibilizar a palavra viva de Deus a todos os povos em todos os idiomas

O departamento bíblico servirá ao Reino de Deus em 4 áreas:

  • Treinamento: é exclusivo para a comunidade da JOCUM. Os programas de treinamento da JOCUM visam equipar os JOCUMeiros para melhor servirem no Reino de Deus. Continuaremos a realizar a CSBS (Escola Cronológica de Estudos Bíblicos) e, no futuro, ofereceremos outros cursos de treinamento, incluindo cursos focados em Tradução Bíblica.

  • Tradução: A tradução é essencial para atender ao chamado para erradicar a o analfabetismo bíblico. No departamento bíblico, desejamos atender à necessidade de treinar mais pessoas para produzir traduções confiáveis da Palavra de Deus a partir dos idiomas originais. Iniciar iniciativas para traduzir a Bíblia para os idiomas dos povos indígenas canadenses e fazer parcerias com outras organizações para concluir projetos de tradução para os idiomas indígenas. E também participar do movimento de tradução oral da Bíblia.

  • Distribuição: A distribuição de Bíblias é crucial para acabar com o analfabetismo bíblico. Há muitos anos, Deus falou a Loren Cunningham, fundador da JOCUM, sobre uma visão em que todos neste mundo vasto teriam um exemplar da Bíblia. A JOCUM ainda anseia que cada lar tenha uma Bíblia.

  • Educação e Apoio: Treinamento é um processo interno que ocorre somente dentro da JOCUM para melhorar as habilidades e o conhecimento dos membros da nossa equipe. Em contraste, educação é um termo mais amplo para transmitir conhecimento e habilidades a fontes externas, tais como escolas, igrejas ou programas de treinamento fora da JOCUM. Desejamos ajudar na educação bíblica do corpo de Cristo por meio de: estudos bíblicos presenciais e on-line. Seminários bíblicos indutivos para igrejas e uma csbs de 3 anos para as igrejas, com aulas online semanais.

Nosso objetivo é cultivar uma comunidade na qual alunos e instrutores estejam preparados para se envolver em contextos culturais com um entendimento vibrante e adequado das Escrituras, construir uma cosmovisão coerente com a Bíblia, examinar questões relacionadas à fé e à vida dentro de uma estrutura bíblica e servir a JOCUM Vancouver, a igreja e o mundo como membros responsáveis do corpo de Cristo. Depois de receber um treinamento abrangente, nossos alunos devem estar aptos a lidar com a Palavra de Deus e instruir outros a fazer o mesmo com fé inabalável, princípios éticos e proficiência.

O apóstolo Paulo disse estas palavras a Timóteo: "O que você me ouviu ensinar publicamente, você deve ensinar aos outros. Compartilhe esses ensinamentos com pessoas em quem você pode confiar. Assim, elas poderão ensinar as mesmas coisas aos outros." 2 Timóteo 2:2

Tenho o compromisso de liderar um departamento que incorpore os ensinamentos encontrados nessa passagem. Multiplicar discípulos biblicamente sólidos, transformados pela verdade. Anseio por ver uma nova geração se levantar e aceitar o tremendo desafio de traduzir a Bíblia para idiomas que ainda não a possuem. Meu coração arde para ver pessoas de todas as etnias e origens culturais serem elevadas e honradas por terem a Bíblia em sua língua nativa.

A transformação provocada pela palavra de Deus é uma força poderosa, e quando nos comprometemos com a verdade que ela contém, nos abrimos para um mundo de possibilidades. Transformação não é fácil, mas vale a pena. Ao nos dedicarmos ao estudo da palavra de Deus e à busca da verdade, podemos nos tornar a melhor versão de nós mesmos e viver uma vida cheia de propósito e significado. .

Departamento Bíblico:

Saúde

Ao escrever estas palavras, penso no apóstolo Paulo e em suas palavras em 2 Coríntios 12: "Portanto, para que eu não me tornasse arrogante, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me perturbar - para que eu não me tornasse arrogante. Por três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Mas ele me disse: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza; por isso, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Portanto, estou satisfeito com as fraquezas, com os insultos, com os problemas, com as perseguições e dificuldades por causa de Cristo, pois quando sou fraco, é que sou forte."

Há algumas semanas, descobri que tenho uma deficiência de ferro grave. Fiz algumas transfusões de sangue, que ajudaram. Precisarei de mais algumas no futuro. Além disso, estou lidando com vários problemas digestivos. Fui diagnosticada com SII, e o médico está tentando controlar os sintomas por meio de dieta e medicação. Constantemente fico inchada e com dores, e quase tudo que como me causa desconforto. Tenho me consultado com um gastroenterologista e ele agendou um exame mais minucioso para outubro de 2023. Também fui diagnosticado com cistos cerebrais e um adenoma hipofisário. Eles não são malignos, mas causam desequilíbrio hormonal, enxaquecas e fluxo menstrual intenso que dura até 14 dias. Os médicos tem monitorado e acompanhado mas os sintomas são muito desgastantes para o meu corpo.

Oro pela cura todos os dias, mas, mais do que pela cura, oro por um coração agradecido e uma atitude positiva. Quando perguntei a um querido amigo que estava passando por um momento difícil como ele estava se sentindo, ele disse: "Estou melhor do que mereço; a graça de Deus está sobre mim". Desde então, peguei emprestada essa frase. De fato, estou melhor do que mereço! A graça de Deus tem sido suficiente para mim! Não importa o que aconteça, sempre posso contar com a fidelidade de Deus; ele nunca falha! 😉

Visita Pastoral:

Viajo para a Califórnia em algumas semanas para passar algum tempo com uma das crianças que foi salva no acampamento de verão que organizei em Xangai em 2015. Essa criança agora tem 14 anos e está passando por um período difícil. Os pais entraram em contato comigo e pediram ajuda. Combinamos de nos encontrar em São Francisco e passar a semana juntos, já que não posso ir à China.

Essa criança está em um momento muito sombrio, mas quer melhorar e "encontrar Deus novamente". Ela disse que quer acreditar em Deus, mas é difícil ver o que fazem com os cristãos na China. Recentemente, sua família testemunhou que um membro de uma igreja no lar sendo levado pelas autoridades.

Ela é tímida e não se abre com qualquer pessoa, portanto, quando ela disse aos pais que queria me ver e conversar comigo sobre o que estava passando, os pais entraram em contato comigo e planejamos essa viagem.

Ore pela criança; ela viajará sozinha para São Francisco e depois voltará para a China no final de julho. Ore pela minha amiga que está nos acolhendo com muita generosidade e ore por mim enquanto ministro a ela. Estou planejando planejando alguns passeios com ela.

Acampamento em 2014

Desenho que ela fez recentemente

Motivos de Oração

  1. Ore pelo ministério em Vancouver. Pela iniciativa de plantação de igrejas que iniciamos.

  2. Ore pelo Departamento Bíblico e pelos planos que temos. Ore para que Deus me ajude a liderar com compaixão, sabedoria e zelo por sua palavra.

  3. Estou no final da jornada em meu Mestrado em Tradução Bíblica, por favor, ore para que eu possa concluir todas as atividades com êxito.

  4. Ore por minhas aulas de hebraico.

  5. Ore pela cura!

  6. Ore por finanças para manutenção mensal e custos extras, como remédios que preciso. Tenho também orado por um carro. Uso o transporte público, mas um carro me ajudaria muito.

  7. Orem pelo trabalho na Ásia. Continuo a trabalhar com nossos irmãos e irmãs do outro lado do oceano por meio de estudos bíblicos semanais e cultos on-line. Eles estão vivendo um tempo conturbado!

Gostaria muito de receber notícias suas! Sinta-se à vontade para me enviar uma atualização .

Toda segunda feira eu consagro para orar especificamente pelos seus pedidos, por favor, me envie seus pedidos de oração!

Se você estiver interessado em apoiar meu ministério, envie-me um e-mail e eu lhe direi como fazer para enviar ofertas